Descrição:

Blog criado para contemplar a disciplina de "Tecnologia na Educação e Projetos" do 5º semestre do curso de Pedagogia - UNISAL.

Esta ferramenta tem o objetivo de integrar os professores, alunos e comunidade com as áreas de Tecnologia, Comunicação e Educação para Professores, ou seja, como utilizar estes conceitos em sala de aula sem perder a consciência da importância em gerar conteúdo educativo.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Tecnologia para a Educação e Educação para a Tecnologia

Quando fui convidada a lecionar a disciplina de Tecnologia da Educação para o curso de Pedagogia me imaginei segurando uma corda longa sem que ninguém tivesse do outro lado. Como fazer com que estes futuros professores entendam que a tecnologia está para a educação muito menos que a educação está para a tecnologia. Para mim a educação ainda é a solução para muitos problemas sociais.

Mentalizei do outro lado da corda pessoas ansiosas por descobertas e soluções instantâneas como que se a tecnologia fosse o milagre da educação ou pessoas desconfiadas em perder seu posto como educador. A corda foi se afrouxando pois não havia base nenhuma para aquelas especulações e eu precisava de alguma maneira alimentar aquelas pessoas para que tivessem força pra puxar a corda a seu favor.

Como tonificar esta corda para que ela não se rompa ou seja largada no meio do caminho. Penso que é simplesmente forticar a relação entre a tecnologia e os educadores, ou seja, mostrar que a tecnologia pode ajudar na relação entre professor e aluno com a utilização de pesquisas ou mesmo em ser transportado por lugares nunca imaginado e com isso aprender melhor a história, a biologia, a ciência, entre outros fundamentos, onde teoria é vista e notada pelos olhares ingênuos e com sede de novidade.

Mas, o que quero apresentar como professora é o desafio aos educadores em continuar educando e principalmente os nossos pedagogos em auxiliar no ensino/aprendizagem de pais e alunos para utilizarem a tecnologia em favor da educação.

Quando inventaram a televisão diziam que ninguém ficaria sentado em frente um cubo por horas e horas, muitos criticaram e ainda criticam a TV. Muitos educadores, pedagogos e professores criticavam o aparelho como fator responsável pelo fracasso da escola e com a tecnologia ouviram-se ruídos parecidos.

Se a TV é criticada como manipuladora de consciências e veiculadora de um conteúdo de baixo nível cultural e toda tecnologia que a rodeia como alienadora - como podemos trabalhar a questão? Educar para o discernimento do que é visto é o primeiro passo.

Este espaço e as aulas sobre o assunto é tema para que a escola contribua para tornar sua clientela mais crítica e usar esta tecnologia para incorporar o material educativo como fonte de conhecimento, afinal, podemos usar a tecnologia para informar com qualidade.

A Educação tem muito mais a contribuir com a Tecnologia do que a Tecnologia com a Educação. Afinal, para usar é preciso aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário