Quando fui convidada a lecionar a disciplina de Tecnologia da Educação para o curso de Pedagogia me imaginei segurando uma corda longa sem que ninguém tivesse do outro lado. Como fazer com que estes futuros professores entendam que a tecnologia está para a educação muito menos que a educação está para a tecnologia. Para mim a educação ainda é a solução para muitos problemas sociais.
Mentalizei do outro lado da corda pessoas ansiosas por descobertas e soluções instantâneas como que se a tecnologia fosse o milagre da educação ou pessoas desconfiadas em perder seu posto como educador. A corda foi se afrouxando pois não havia base nenhuma para aquelas especulações e eu precisava de alguma maneira alimentar aquelas pessoas para que tivessem força pra puxar a corda a seu favor.
Como tonificar esta corda para que ela não se rompa ou seja largada no meio do caminho. Penso que é simplesmente forticar a relação entre a tecnologia e os educadores, ou seja, mostrar que a tecnologia pode ajudar na relação entre professor e aluno com a utilização de pesquisas ou mesmo em ser transportado por lugares nunca imaginado e com isso aprender melhor a história, a biologia, a ciência, entre outros fundamentos, onde teoria é vista e notada pelos olhares ingênuos e com sede de novidade.
Mas, o que quero apresentar como professora é o desafio aos educadores em continuar educando e principalmente os nossos pedagogos em auxiliar no ensino/aprendizagem de pais e alunos para utilizarem a tecnologia em favor da educação.
Quando inventaram a televisão diziam que ninguém ficaria sentado em frente um cubo por horas e horas, muitos criticaram e ainda criticam a TV. Muitos educadores, pedagogos e professores criticavam o aparelho como fator responsável pelo fracasso da escola e com a tecnologia ouviram-se ruídos parecidos.
Se a TV é criticada como manipuladora de consciências e veiculadora de um conteúdo de baixo nível cultural e toda tecnologia que a rodeia como alienadora - como podemos trabalhar a questão? Educar para o discernimento do que é visto é o primeiro passo.
Este espaço e as aulas sobre o assunto é tema para que a escola contribua para tornar sua clientela mais crítica e usar esta tecnologia para incorporar o material educativo como fonte de conhecimento, afinal, podemos usar a tecnologia para informar com qualidade.
A Educação tem muito mais a contribuir com a Tecnologia do que a Tecnologia com a Educação. Afinal, para usar é preciso aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário